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ESPARTANOS – Dicas para uso correto de suplementos alimentares

Os suplementos alimentares estão presentes na vida de muitos atletas. No entanto, alguns deles não sabem como usá-los corretamente. Dessa forma, acabam por perder todo o potencial do produto — sem contar, é claro, o dinheiro investido.

Embora tenham uma conotação “mística” de efeitos rápidos e hipertrofia absurda, esse não é o principal objetivo desses produtos. Aliás, eles são desenvolvidos — como o próprio nome sugere — para complementar (suplementar) a alimentação.

Em suma, uma alimentação balanceada não requer suplementação, pois não há falta de nutrientes e minerais.

Além disso, um dos maiores erros cometidos por desinformados é justamente obter o efeito inverso ao desejado. A razão disso está no uso incorreto dos suplementos de acordo com o objetivo. Ou seja, usa-se produtos para ganho de massa quando se deseja emagrecer.

Está se sentindo perdido no mundo dos produtos para academia? Aproveite algumas dicas para usufruir ao máximo seus suplementos!

Suplementos servem para complementar a alimentação

Uma alimentação balanceada entrega todos os nutrientes e minerais dos quais nosso corpo precisa. Dessa forma, não há necessidade de extras: nosso objetivo será alcançado de maneira natural.

Aliás, é justamente por isso que existe uma infinidade de dietas. Cada uma delas atua de uma forma em nosso corpo, o qual, no fim das contas, fica apto para chegar nas medidas desejadas.

Porém, a dieta balanceada pode ser tida como um objetivo utópico. De fato, o dia a dia é tão corrido que mal temos tempo de ir ao banheiro direito, imagina ingerir todos os nutrientes que precisamos. É aí que a suplementação deve entrar com peso.

Além disso, existem suplementos que vão além da entrega de nutrientes e vitaminas e, em alguns casos, causam efeitos em nosso organismo. Um exemplo bastante usado é a cafeína, a qual tem a capacidade de aumentar nosso metabolismo por um certo período de tempo.

Tome cuidado com a quantidade de carboidratos

Alguns suplementos, por necessitarem de carboidratos para fazer efeito, acabam contendo altas doses desse composto. Dessa forma, pode ser que o produto escolhido por você acabe ajudando a engordar ao invés de emagrecer e/ou ganhar massa.

Vale lembrar que cada produto tem um uso específico, ou seja, não é um defeito ou um problema dele, mas sim uma característica que se encaixa em algumas dietas. Assim, aproveite para ler o rótulo do produto antes de consumi-lo. Isso pode fazer uma grande diferença em seu progresso.

Use suplementos de acordo com seu objetivo

Existem vários tipos de produtos à sua disposição no mercado atual, e a razão disso é óbvia: existem vários objetivos, e cada produto serve para metas específicas.

Dessa forma, evite usar um produtos para emagrecer, por exemplo, enquanto foca em ganho de massa. O inverso também é válido e você deve evitar a todo o custo.

O suplemento ZMA, por exemplo, é bastante interessante quando o objetivo é ganhar músculos. De fato, esse suplemento ajuda na produção de testosterona — de forma indireta —, a qual potencializa o ganho de massa.

Já o óleo de Cártamo é mais indicado para quem deseja perder peso, por causa de sua atuação em nosso organismo.

Em alguns casos, certos produtos podem satisfazer ambos os objetivos, como acontece com a creatina. Por auxiliar na entrega de energia aos músculos, ela ajuda tanto quem quer mais massa muscular quanto quem pretende emagrecer.

Uma observação deve ser feita sobre o Whey Protein: ele possui vários métodos de processamento, e cada um resulta em uma composição diferente. Dessa forma, esse produto pode servir para mais de um objetivo ao mesmo tempo.

Não consuma doses maiores que a recomendada

Um dos maiores erros é a questão das doses. Ao contrário do que experimentamos em muitos eventos do dia a dia, a quantidade de suplemento não está relacionada ao aumento do efeito do produto. Aliás, isso pode até causar problemas em seu organismo, a depender do suplemento em questão.

Só para esclarecer dúvidas, vamos pegar o Whey Protein como exemplo. Nosso organismo só consegue absorver uma quantidade específica de proteínas por dia. Ou seja, todas as proteínas acima do valor limite serão descartadas pelo organismo. Em português claro, seu dinheiro estará indo — literalmente — pelo ralo.

Portanto, não ultrapasse a dose de referência descrita na embalagem. Aliás, consuma um pouco menos. Assim você contabiliza os nutrientes que já ingeriu durante as refeições.

Consulte um profissional da saúde sobre suplementos

Cada organismo reage de uma forma aos suplementos ingeridos. Além disso, cada pessoa possui padrões de alimentação únicos, e por isso temos que tomar cuidado com generalizações. Não é porque certo produto funcionou para seu amigo que também vai funcionar para você.

O mais recomendado é consultar um profissional da saúde. Assim você poderá realizar uma análise mais profunda sobre seu caso, além de obter dicas valiosas do profissional. Aliás, jamais menospreze a dieta de um nutricionista. É provável que somente ela seja suficiente para alcançar seus objetivos.

Esperamos que tenha gostado dessas dicas sobre uso correto de suplementos alimentares. Compartilhe em suas redes sociais e bons treinos!

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