Saúde

O que é bom para fraqueza no corpo? Descubra!

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Você quer saber o que é bom para fraqueza no corpo e por que está se sentindo cansado, sem disposição e com pouca energia?

Então chegou no lugar certo!

Saiba que muitos motivos podem deixar o corpo mais fragilizado, como falta de vitaminas, minerais, um sono inadequado ou até alguma doença.

É importante identificar a causa em primeiro lugar, mas para te ajudar, separamos alguns alimentos que ajudam a deixar o corpo mais forte e combater a fraqueza!

O que causa fraqueza no corpo?

Antes de descobrir o que é bom para fraqueza no corpo, é importante saber o que pode estar causando essa fraqueza.

Muitas vezes, pode estar associada a uma deficiência em vitamina C, que permite uma melhor absorção do ferro.

Outro fator que pode favorecer a fadiga e fraqueza é a falta de vitamina D, cuja principal fonte é o sol.

Além disso, muito comum em gestantes, é o déficit em vitamina B9 (ácido fólico), que pode provocar um tipo de anemia, que se traduz por uma sensação de grande fadiga.

A falta de magnésio também pode estar por trás da fraqueza no corpo. Já a deficiência em potássio, aumenta o risco de fraqueza muscular.

Por fim, uma produção inadequada de melatonina (hormônio do sono), pois quando você não dorme horas suficientes, isso tem impacto direto na sua disposição e sensação de fraqueza.

Vale lembrar aqui que geralmente a fraqueza não está ligada ao esforço e não desaparece necessariamente em repouso. E além de poder ser causada pela deficiência em todas essas vitaminas, pode ser o sintoma de uma doença.

Por isso, se você está se sentindo muito fraco, é aconselhável consultar um médico para avaliar o seu quadro e indicar o tratamento mais adequado.

O que é bom para fraqueza no corpo: quais os melhores alimentos?

Alguns alimentos, em razão do alto valor nutricional, são indicados para combater a fraqueza e fortificar o corpo, e suprir a deficiência em todas as vitaminas listadas acima.

São eles:

1. Cítricos

Alimentos ricos em vitamina C, como a laranja e o limão, são os mais indicados, e prefira as frutas inteiras que sob a forma de sucos, pois contêm mais fibras.

Se você quer reduzir a acidez, pode optar pelo kiwi, que contém 2 vezes mais vitamina C que uma laranja.

2. Peixes

Quando se fala em o que é bom para fraqueza no corpo, alguns peixes ricos em  vitamina D, o que supriria a falta de exposição solar, principal fonte de sintetização da vitamina D pelo organismo.

Salmão, sardinha e arenque, têm também a vantagem de serem ricos em ômega 3, essenciais ao organismo.

Você também encontra vitamina D em produtos lácteos.

3. Legumes com folhas verdes

Os legumes com folhas verdes são uma excelente fonte de ácido fólico (vitamina B9), essencial para gestantes por participar do bom funcionamento do sistema imunológico.

Conhecidos pelo alto teor em ferro, os espinafres são ricos em magnésio e vitamina B9.

Outros exemplos de legumes que você deve consumir: brócolis, couve e chicória.

4. Chocolate e frutas secas

O chocolate com alto teor de cacau é uma ótima fonte de magnésio, cuja falta pode provocar fraqueza e fadiga.

Frutas secas, como amêndoas, por exemplo, também são uma opção para suprir a falta de magnésio.

5. Alimentos ricos em beta-caroteno

O beta-caroteno, precursor da vitamina A, que dá a dor à cenoura, contribui para estimular um sistema imunológico enfraquecido, causa frequente da fadiga crônica e fraqueza.

Ao favorecer a saúde das membranas celulares, o beta-caroteno protege indiretamente contra vírus, bactérias e infecções.

6. Abacate e espinafre

O abacate e o espinafre são ricos em potássio, mineral que contribui para transportar os nutrientes às células, a manter o equilíbrio hídrico, a regular a contração muscular e o ritmo cardíaco.

Além disso, o potássio diminui a secreção do cálcio, ajudando a manter a saúde dos ossos.

Você pode gostar também: Dieta sem Sacrifício para Emagrecer

Conclusão

Você acabou de ver o que é bom para fraqueza no corpo, mas como dito, se você tiver sentindo fadiga e uma fraqueza intensa, o melhor a fazer é consultar um médico para diagnosticar a causa e tratar!

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